domingo, 13 de fevereiro de 2011

Resenha - livro: Além do Planeta Silencioso.

Além do Planeta Silencioso - Trilogia Cósmica (vol. 1)
C.S. Lewis

Sinopse: Além do planeta silencioso é o primeiro livro da Trilogia Cósmica de C. S. Lewis, escrita nos tensos momentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial e que foram concomitantes a ela. É uma parábola de sua época que acabou por resistir ao tempo e que tem sido apreciada por sucessivas gerações não só pela importância de seu conteúdo moral como também em razão da maravilhosa narrativa. Para o papel principal da trilogia, C. S. Lewis criou aquele que talvez seja o personagem mais memorável de sua carreira – o brilhante filólogo Elwin Ransom, uma pessoa objetiva, veemente e corajosa – inspirado no amigo J. R. R. Tolkien; nada mais justo, pois, no que se refere à amplitude imaginativa e à integridade criativa não de um, mas de dois mundos imaginários, a Trilogia Cósmica só foi igualada, no século XX, à trilogia tolkieniana de O Senhor dos Anéis. Os leitores que na infância se apaixonam pela série fantástica das Crônicas de Nárnia invariavelmente apreciam a Trilogia Cósmica quando ficam mais velhos. Também ela apresenta mundos estranhos e mágicos onde se travam combates épicos entre as forças da luz e as das trevas e é uma das obras mais extraordinárias da literatura inglesa de todos os tempos.
 


A primeira vez que li um livro de C.S.Lewis foi ano passado ou retrasado, óbvio que esse livro foi a coleção completa de As Crônicas de Nárnia. Devo dizer que simplesmente encontrei o típico livro que eu adoro, o de aventuras. Mas não vamos falar de As Crônicas de Nárnia e sim do seu “novo” livro, Além do Planeta Silencioso.Quando soube que esse livro era do mesmo autor de As Crônicas de Nárnia eu esperava outra aventura ao estilo de Nárnia, só que Além do Planeta Silencioso não foi nem um pouco parecido com o outro livro de C.S.Lewis.

É claro que é um livro de aventuras e assim como Nárnia não tem um único pingo de romance, nem um casal de namorados, noivos ou amantes, nada.Só que pertence a um contexto totalmente diferente do anterior.Em Além do Planeta Silencioso nos deparamos com uma aventura cósmica,sim cósmica.Nosso personagem principal é o filólogo Elwin Ransom, que é inspirado no autor J.R.R.Tolkien. Sua aventura começa quando, em suas férias, Ranson procura um hotel e se depara com um antigo colega detestável chamado Denive.

O fato é que enquanto se direcionava para um hotel que talvez tivesse vagas e quisesse recebê-lo Ranson é confundido por uma mulher com seu filho. Bem o coitado do menino já deveria ter chegado em casa do trabalho e sua mãe se encontra desesperada. Ranson sendo uma pessoa boa se oferece para ir no local de trabalho do menino e mandá-lo para casa.

É no local de trabalho do menino que ele se depara com Denive e com seu acompanhante mais que desagradável Weston. Depois de uma pequena conversa Ranson é levado para a casa onde se encontram Weston e Denive e é drogado, ou seja ele apaga.Até ai pra mim a história está ótima,o problema é o que vem depois. Ransom acorda em uma nave a caminho de um planeta desconhecido. Esse foi meu maior problema com o livro, tipo eu esperava algo mais mundo dentro de um guarda-roupa e não um mundo dentro do nosso sistema solar, me ferrei e bem feito pra mim por achar que C.S.Lewis só teria um “tipo”,digamos assim,de história.

Bem depois do meu choque, acompanhei Ranson em sua aventura em um planeta totalmente desconhecido chamado Malacandra, pelo menos esse é o nome que Denive e Weston dão ao planeta. Antes de sua chegada ao estranho planeta Ranson descobre que Denive e Weston querem dá-lo como “presente” a uma forma de vida chamada sorns que habita esse planeta.

Em sua primeira oportunidade Ranson foge e descobre outras duas formas de vida que habitam Malacandra, os hrossa e os pfifltriggi fora muitas outras coisas que aparecem em sua estadia nesse estranho planeta tão diferente do nosso. Devo dizer que simplesmente AMEI os hrossa,assim achei eles super fofos e se pudesse teria um bichinho de pelúcia deles no meu quarto.Outro que gostaria de ter seria um pfifltriggi de pelúcia! (Ok, ignorem isso)
Além do Planeta Silencioso é o primeiro de uma trilogia, que eu devo dizer que estou louca para ler!Tudo bem que no início achei meio forçado esse lance de viagem pelo espaço e outros tipos de vida em outro planeta  mas depois que me acostumei consegui apreciar uma grande aventura descobrindo a natureza e o prazer de realmente se aproveitar a vida(momento livro auto-ajuda).Recomendo para pessoas que como eu não resistem a um simples vestígio de aventura!

E como eu já disse duas vezes e faço questão de reafirmar, esse livro NÃO TEM NADA A VER com As Crônicas de Nárnia, afinal esses seres C.S.Lewis realmente criou (até onde eu saiba) e se passa realmente em um planeta que existe na nossa realidade, digamos assim.Acho que esse foi meu maior problema com o livro,mas isso não me impediu de terminar de lê-lo e querer MUITO o próximo volume!

Por Déborah

3 comentários:

  1. Ei, tenho um site literário (www.primeiro-livro.com) e gostaria de saber se você pode me enviar alguma coisa de seu blog (marcador, por exemplo) para sortear lá.
    Desde já, agradeço.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... sou doida para ler esse livro \o/ Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Que resenha Maravilhosa!!
    Adoreiii!!\O/

    ResponderExcluir

 
Layout de Giovana Joris