segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Resenha-livro: A Passagem.

Olá leitores!! Estou aqui pra falar sobre um ótimo livro que finalmente acabei de ler!! Só espero que nessas férias volte ao meu ritmo normal e consiga postar mais e mais resenhas dele aqui!! :D Espero que gostem!!


Sinopse: Esta é a história de vampiros que você não pode perder: 15 páginas são suficientes para cativá-lo; depois de 30, você se descobrirá prisioneiro, lendo noite adentro. Um livro com a força dos épicos.” – Stephen King
Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado.
"A Passagem" é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.

Autor: Justin Cronin.
Editora: Sextante.


Quando vi a capa do livro “A Passagem” de Justin Cronin fiquei curiosa e quis desvendar o maravilhoso mundo que estava atrás de sua linda capa, eu esperava um livro ao estilo de “A Cabana” de William P. Young, só que não foi isso que encontrei.

O livro fala sobre um vírus que aparentemente transforma as pessoas em vampiros, quando descobri isso achei o tema meio que difícil de engolir... Afinal, vampiros pra mim são do tipo Drácula: mordidas, transformações em morcegos e lobos, controle sobre animais e etc. Mas o surpreendente foi que apesar de um tema um pouco bizarro, a escrita e o modo como a estória se desenrola é simplesmente muito boa! No livro mesmo não se fala em vampiros propriamente ditos, como eu disse é um vírus que acaba causando certas reações nas pessoas, nenhum personagem usa a palavra vampiro para descrever quem foi infectado. Pontos para o autor, afinal ele utilizou um tema, que pra mim, é muito difícil de ser digerido mas que em seu livro desce muito bem e é muito bem explorado.

E isso acaba tornando tudo mais, como eu posso dizer, fácil de ler. A narrativa é muito boa e em nenhum momento sofre ondulações, é sempre um mesmo tom até mesmo para tratar de momentos diferentes. Uma coisa que também gostei no livro é que não existe personagem principal, cada um possui um capitulo em que a estória é contada a partir do seu ponto de vista.

Fiquei tão presa ao livro que quando via o jornal a noite esperava noticias de um mundo pós-apocalíptico, noticias sobre o vírus e sobre seu desenvolvimento (meio que no estilo do começo da gripe suína sabe?!) e não noticias do mundo como ele é, sem nenhuma doença que acabaria com o mundo como o conhecemos.

O único problema, porque afinal nem tudo são rosas, é o final... Você deve estar pensando, “po o livro se trata de um tema totalmente surreal e ela está reclamando somente do final?” e eu te digo: exatamente. Veja bem, tudo é surreal mas o final extrapola e isso o torna um pouco ruim, mas pras ultimas páginas volta a ser bom e extremamente triste, outra coisa que não gostei muito. Não esperava um final feliz, mas também não esperava ficar tão tocada com o que aconteceu ou pelo menos com o que eu imagino que aconteceu. O livro não tem um final muito certo, o autor te da umas pistas do que realmente aconteceu mas não um fechamento da estória de modo que você imagina o que aconteceu com certos personagens e quanto a outros, bem o final deles é meio que certo.

Fora isso, não tem do que reclamar, o autor aprofunda muito bem seus personagens e dá espaço pra cada um deles na medida do possível, claro que nem todos têm um capitulo onde seu ponto de vista é abordado mas os que são meio que os “principais” ( se é que podem ser chamados assim...) são bem aprofundados e bem escritos.

Outra coisa que adorei foi o fato do livro ter as “impressões” de cada personagem, suas lembranças e suas opiniões por assim dizer. Tudo isso, incluindo os pontos ruins faz “A Passagem” ser um bom livro, ótimo para se distrair. Claro que não virou um dos meus favoritos, mas é um que recomendo e que garante algum divertimento sem decepções.


 
"- É hora de você ver.
- Ver o quê?
- O que veio encontrar- disse Lacey- A passagem." A Passagem, página 761.

39 comentários:

  1. Já vi muitas pessoas elogiando esse livro, mas ainda não despertei curiosidade o suficiente para ficar louca por ele :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, e assim que vi a foto da capa já associei ao "A Cabana" mas ao ler a sua resenha Déborah fiquei aqui pensando que o livro desse ser louco mesmo, estou curiosa, será que a capa tem algo a ver com a história?...
    Enfim, adorei a resenha, você expôs muito bem o que pensou do libro sem liberar sopillers.
    Confesso, no entanto, que não me senti com vontade de lê-lo...

    Bjs, Flor. Tenha um 2012 cheio de realizações e muiiiiitos livros!

    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hmmm, eu nunca li, e agora estou louca por elee!
    Buá :/ Se eu encontrar compro na hoooora, cada livro mais perfeito do que o outro.

    Beijos
    Chiquissimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi;
    Primeiro, respondendo a sua pergunta, sou sim enfermeira, há 14 anos, amo o que faço e fico muito feliz em saber que há pessoas intusiasmadas como você para começar o curso. Espero que consiga a vaga na Universidade Pública, eu estudei na Federal da Paraíba. Amei sua visita ao meu blog, espero você lá mais vezes.
    Quanto ao livro da sua postagem, já vi um amigo meu lendo, ele contou mais ou menos e eu fiquei curiosa. Agora, ainda mais...
    Estarei sempre por aqui, um beijo!

    Adriana Leite

    ResponderExcluir
  5. Eu não fazia ideia de que a história deste livro fosse esta, sempre olhei ele e pensava que era algum drama familiar com ar de auto ajuda! Quebrei a cara!

    ResponderExcluir
  6. Vampiros?? Sempre achei que fosse algo tipo "A Cabana" mesmo, afinal a capa remete muito, são muito parecidas! Mas vampiros? Uau. Sempre tive uma pequena curiosidade em relação a este livro, mas nunca quis ler porque ele é MUITO grande e não tenho tanto tempo pra ler. Então, não gostei desse negócio do final ficar meio subentendido. Gosto dos livros que fecham todos os assuntos e sabemos o que acontece com os personagens.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro na livraria, até me chamou atenção, mas depois acabei me esquecendo dele.
    Fiquei interessada, depois de ler sua resenha. A história parece ser bem interessante e original, lerei se tiver oportunidade.
    Quanto a data de aniversário lá do blog, não foi que eu a esqueci. Foi que não pensei em entrar em contato com as editoras e tal, e quando vi já estava em cima da hora. :X asuhsausah
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey, hey :D
    O livro até me chama atenção, mas poxa, é TÃO grande UAHSUAHS Não tenho problema com isso, mas sei lá, as vezes me desanima um pouco para ler q De todo jeito, boa resenha. Sério que pensou que fosse algo tipo A Cabana? Ainda bem que não é, não gostei desse livro q UHAUSHAUSHA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. Eu também achei que tinha algo com A Cabana HUAH acho que é por causa da capa e da editora. Eu li esse livro ano passado e adorei *-*
    Acho que mais até porque eu tenho facilidade pra aceitar misturada de temas nada a ver (tipo vampiro de laboratório HUAH). e tem sim os personagens falando deles como vampiros o.õ na parte que eles estão no acampamento de soldados perto do final e eles param pra assistir um filme de vampiros e tem a comparação, mas não é mesmo nada demais. Esses seres são diferentes '-'
    eu não sei onde o autor quer chegar com isso tudo (principalmente a parte sobrenatural né, que deixa meio "G_G wtf"), mas ficou muito bom. Uma coisa que eu adoro é que a Amy praticamente não fala o livro inteiro, mas é uma das personagens mais presentes. Até hoje não consigo definir como o autor consegue causar isso

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Tava crente que tinha alguma coisa a ver com "A Cabana". Nunca iria imaginar que fala sobre vampiros! E parece ser bem intrigante, né? Gostei :)

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  11. Nunca tive mta vontade de ler esse livro, justamente por pensar que fosse do estilo de A Cabana. Mas não tem naaada a ver, né? Nunca tinha parada pra ler a sinopse, mas achei beem interessante o tema e como ele foi retratado. Curti essa coisa da narrativa não ter um personagem principal, porque às vezes, as coisas terminam ficando um pouco dramática demais e vou confessar que isso me tira do sério c.c Enfim, adorei a resenha :D

    Beeeijo,
    Kaká

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Eu queria muito ler esse livro por ter essa história pós-apocalíptica, adoro livros e filmes assim.
    Mas estou com medo de me decepcionar no final também.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Vc realmente tem razão, quanto a capa, dá mesmo pra imaginar que se trata de um livro com o mesmo estilo de A Cabana, mas pelo que vc disse é totalmente fora das nossas expectativas, o que não deixa de ser bom.
    Acho legal quando um livro me surpreende.
    E que enredo heim? Adoro surrealismo, na verdade, enredos assim são bem vindos, pq sai um pouco da meismice, trás algo novo, e ionovar é bem ousado.
    Acredito que lerei o livro agora que sei que não tem nada a ver com A Cabana.
    A resenha ficou perfeita. Beijos e um bom fim de ano pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Caramba tinha uma imagem muuuuito diferente desse livro kkk, nada como A cabana, mas mesmo assim.
    Sempre gosto de tamas sobre socidades contaminadas com virus,mas não gostei da tranformação resultar em vampiros :s
    Mas mesmo assim acho q vou dar uma chance!

    beijo,
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  15. Oii!!
    É impossivel não associar esse livro A Cabana, pela capa.
    A trama dele parece ser muito boa!
    Com certeza quero ter a oportunidade de lê-lo! ^^
    Beijos Déborah!!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  16. Pela capa eu nem imaginava que era sobre vampiros, ou um vírus. Engana bem..
    Fiquei com vontade de ler, adoro o tema de vampiros e tratado do modo como você descreveu desse ser muito bom!

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, nunca imaginaria essa história.
    Pela capa, tbm pensei que fosse igual A Cabana (livro que não gostei) por isso sempre deixei passar.

    Mas sua resenha me deixou muito curiosa, então coloquei o livro na lista!

    Adorei!

    Beijão

    ResponderExcluir
  18. vou adicionar na minha looonga lista pra 2012, haha espero que vocês tenham um ano novo mágico, bjs

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Se eu te disse que nunca li a sinopse desse livro, vc acredita? rs Enfim, adorei o estilo da história, quero ler com certeza!

    Feliz 2012, flores!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Não conhecia esse livro
    Mas a resenha me chamou bastante atenção
    Mas infelizmente não foi o bastante para me convidar a ler

    Beijos e Feliz 2012
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Hey ^^

    Hum confesso que não me chamou atenção, parece-me um livro "morno" por assim dizer.

    Q capa é essa??? não condiz a sinopse hahaha

    Xxx ótimas festas - obrigado por 2011 e que 2012 estejamos todos juntos!!!

    :: Loma

    ResponderExcluir
  22. Vi esse livro ontem e fiquei louca pra comprar mas estava sem dinheiro ): Eu adoro vampiros e estórias com vírus, com esse ar de fins dos tempos, meio survivor sabe? Pra mim esse livro deve ser a combinação perfeita!
    Ótima resenha!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Ana, obrigado pela visita e pela opinião deixada lá no post do meu blog... Ah, e é verdade, a Gi realmente arrasou no layout.

    Quando vi esse livro pela primeira vez, logo assim que ele foi lançado, nunca me passou pela cabeça que ele seria um livro de ficção desse estilo, tipo essas narrativas de vírus, doenças, mutantes, etc...
    Achava mais que seria uma narrativa estilo Nicholas Sparks. Lendo a resenha, a história me lembrou um pouco o A Hospedeira, da Meyer...

    A resenha ficou ótima!!!
    //Bjins e t+

    Dieison C.
    aviadorread.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Já ouvi muitas críticas sobre esse livro, e todas são boas. Tenho vontade de lê-lo, mas não é como aqueles livros que realmente nos instigam.
    Sei que se eu ler vou gostar, mas nem tanto assim... Então prefiro continuar com os livros que estão na minha meta e são ótimos!

    Feliz Ano Novo!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico - http://gabiiem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Aii menina, estou lendo o livro, mas sei lá... Acho que por estarmos nessa época de correria e tal, nem estou conseguindo ler muito! Quando li que a partir da página 30 você não largava mais o livro, pus muitas expectativas nele e estou meio que me decepcionando... É um bom livro, a narrativa é boa, mas está ficando meio cansativo... :/
    Enfim, espero que isso mude logo! Estou curiosa para saber o que vai acontecer com a Amy!


    Tenha um 2012 incrível: cheio de esperança e sonhos a ser realizados! =]
    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  26. Eu tava tão empolgado para ler o livro...:/ haha Mas o fim, pelo que você disse, não é muito certo. Eu não gosto disso. Tem aquele negócio de deixar para a gente pensar... Eu não gosto muito disso. :(

    Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  27. Também esperava um livro estilo "A Cabana" mas quando vi que era sbre vampiros e tudo mais, eu fiquei meio :O mas mesmo assim, não me chamou atenção ://

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Pois é tem livros que não tem jeito nos deixam chocadas com o queixo caido. Nunca li esse livro e nada do autor o que é uma pena. Mas me dá uma vontade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho esse livro desde o começo do ano. Comecei a ler e achei tão chato que não consegui terminar. Mas estou pensando em dar uma nova chance para ele, quem sabe eu possa me surpreender né?
    E eu quero saber o que o autor vai fazer na continuação (já que o livro faz parte de uma trilogia). :)


    Que você tenha um ótimo 2012!
    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Já tinha visto essa capa na livraria, mas nem imaginava que era essa a história. Me surpreendi ao ler a resenha. Vou ver se compro esse livro, talvez ele se torne um dos meus favoritos ;D Achei seu blog muitoo lindo e bem-feito, já estou seguindo!
    Beijinhos, StarGirlie.
    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Nossa a primeira vista também achei que abordaria algo como "A Cabana" mas na verdade não tem naaaada a ver,se bem que na verdade eu gostei bastante de "A Cabana".Estou querendo comprar este livro a um tempo mas não sei se vai valer a pena porque muitos falam bem e outros falam mal...Mas depois de ler a resenha me empolguei um pouco mais e provavelmente irei comprar!
    Beeijoos,Jenny

    ResponderExcluir
  33. Nossa a primeira vista também achei que abordaria algo como "A Cabana" mas na verdade não tem naaaada a ver,se bem que na verdade eu gostei bastante de "A Cabana".Estou querendo comprar este livro a um tempo mas não sei se vai valer a pena porque muitos falam bem e outros falam mal...Mas depois de ler a resenha me empolguei um pouco mais e provavelmente irei comprar!
    Beeijoos,Jenny

    ResponderExcluir
  34. O final não foi tão bom como vc disse, pq ainda haverá mais dois livros, então a história não acaba ali, ele deixou aquele final para agente ficar com aquele gostinho de quero mais...

    ResponderExcluir
  35. O final não foi tão bom como vc disse, pq ainda haverá mais dois livros, então a história não acaba ali, ele deixou aquele final para agente ficar com aquele gostinho de quero mais...

    ResponderExcluir
  36. Tive uma raiva mortal quando terminou uma fase e iniciou outra, parei de ler quando todos os personagens que eu gostava morreram. Comprei o livro mas ja tem tempos que nem toco dele de raiva. Mas pra quem gosta de historia partidas podem ler...

    ResponderExcluir
  37. Adorei! E estou louca para sair a continuação. Será em Outubro e o final será em 2014! Mas vou continuar...

    ResponderExcluir
  38. sabem aquela história de que não devemos julgar um livro pela capa? Então...esse livro é a prova disso, NÃO TEM NADA A VER COM "A CABANA", apesar de o título e a capa sugerir isso. Simplesmente fantástico o livro, rico em detalhes,nos prendendo à leitura. Não vejo a hora de lançarem a continuação, quem gosta de suspense com uma boa dose de terror e ficção científica, vale a pena ler. ÓTIMO LIVRO!

    ResponderExcluir
  39. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

 
Layout de Giovana Joris